O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (2), o envio de forças federais para reforçar a segurança durante a eleição suplementar no município de Santa Quitéria, no interior do Ceará. O pleito está marcado para o próximo dia 26 de outubro e vai eleger prefeito e vice-prefeito da cidade.
O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o objetivo de assegurar “o livre exercício do voto, a normalidade da votação e apuração dos resultados”, conforme destacou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ao ler o requerimento durante a sessão. “Daí a urgência de que haja a requisição, a organização das forças para que elas possam estar presentes no município”, afirmou.
A Corte eleitoral autorizou o encaminhamento da solicitação ao presidente da República e aos órgãos responsáveis, como o Ministério da Defesa e as Forças Armadas, que devem coordenar a atuação das tropas no dia da votação.
A eleição suplementar em Santa Quitéria foi convocada após a Justiça Eleitoral anular o resultado das eleições municipais de 2024. A decisão ocorreu em razão de irregularidades no processo eleitoral que impediram a diplomação da chapa vencedora, deixando o município sem prefeito e vice-prefeito oficialmente empossados.