A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. registrou lucro líquido de R$ 498,4 milhões no primeiro semestre de 2025, resultado impactado positivamente pelo aumento expressivo nas vendas de imóveis e pelo bom desempenho dos shoppings administrados. Os dados constam nos relatórios financeiros e de resultados divulgados pela companhia nesta quinta-feira (24).
O valor representa uma queda de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro líquido somou R$ 548,8 milhões. A redução está associada principalmente ao aumento das despesas financeiras, que cresceram 89,6% em 12 meses.
Apesar disso, a receita líquida cresceu 28,6% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2024, alcançando R$ 694 milhões. No semestre, o avanço foi de 14,7%, somando R$ 1,2 bilhão.
Entre os destaques do trimestre estão as vendas de imóveis, que subiram 134,7% em relação ao segundo trimestre de 2024, totalizando R$ 171,3 milhões. A receita com locação de shoppings também aumentou 8,6% no período, refletindo as expansões recentes e ações comerciais desenvolvidas nos empreendimentos.
O EBITDA consolidado cresceu 10,3% no semestre, alcançando R$ 860,7 milhões, com margem de 70,6%. Já o lucro por ação (LPA) teve alta de 36,9% nos últimos 12 meses, impulsionado por programas de recompra de ações realizados pela companhia.
No período, a Multiplan atingiu a maior margem NOI (resultado operacional líquido) de sua história, com 95% no segundo trimestre. A margem EBITDA de propriedades também cresceu e chegou a 84,6%.
A empresa administra 20 shoppings no país, com cerca de 6 mil lojas e área bruta locável (ABL) de 890 mil m². O portfólio total, incluindo complexos corporativos, chega a 941 mil m².
Segundo a companhia, o crescimento nas vendas por metro quadrado foi quase três vezes superior à média nacional do setor, de acordo com dados da Abrasce. A taxa de ocupação dos shoppings chegou a 96,1% no trimestre, com inadimplência líquida de apenas 0,2%.
A Multiplan também distribuiu R$ 230 milhões em juros sobre capital próprio no primeiro semestre e renovou seu programa de recompra de ações em junho, como parte da estratégia de retorno aos acionistas.
A administração destacou que a combinação entre desempenho operacional, expansão estratégica e controle de custos operacionais reforça a posição da companhia como uma das líderes do setor de shoppings no Brasil.