A agência de classificação de risco Moody’s reafirmou o rating do Banco Inter em “AA+.br” e elevou a perspectiva da instituição de estável para positiva. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (3), reflete o fortalecimento da rentabilidade e o avanço consistente da operação da empresa.
De acordo com a Moody’s Local BR, a elevação da perspectiva está ligada a uma combinação de fatores que incluem a lucratividade crescente, a estabilidade da carteira de crédito, a manutenção de níveis adequados de capital, a diversificação das receitas e o crescimento da base de clientes de varejo. O perfil sólido de passivos do banco também foi destacado.
Em relatório publicado hoje, a agência afirmou que o desempenho do Inter tem se aproximado de instituições com classificação máxima no Brasil. “A perspectiva positiva resulta do contínuo fortalecimento da rentabilidade do Inter, aproximando-se dos bancos com rating AAA.br, suportada pela expansão da base de clientes e pela oferta de produtos e serviços financeiros através do Super App, que tem aumentado o engajamento dos clientes e, consequentemente, as receitas de forma diversificada”, diz o documento.
Crescimento sustentável e base diversificada
A Moody’s ressaltou que o Inter tem mantido um padrão de crescimento sustentável ao longo dos trimestres, com lucro recorrente em alta e aumento do engajamento dos clientes por meio de sua plataforma digital. A estratégia do banco, segundo a agência, tem permitido ampliar as receitas sem comprometer a qualidade dos ativos.
Além disso, a diversificação das fontes de receita e a pulverização da base de clientes são vistas como diferenciais relevantes para o desempenho do banco frente ao cenário econômico brasileiro.
O Inter & Co, holding listada na B3 e na Nasdaq, reforçou que informações adicionais sobre o relatório estão disponíveis em seu site oficial e pelo e-mail do Departamento de Relações com Investidores: ir@inter.co.
A sede da companhia está localizada em Belo Horizonte (MG), mas a operação do banco tem alcance nacional e segue em expansão, com o Super App reunindo serviços financeiros, de consumo e investimentos em uma única plataforma.