Um total de 143.187 aposentados e pensionistas do Ceará que tiveram descontos feitos sem autorização em seus benefícios do INSS já receberam os valores de volta, de forma integral e corrigidos pela inflação (IPCA). No estado, os ressarcimentos somam mais de R$ 93,5 milhões. Segundo o balanço mais recente, até 23 de setembro, 156.209 segurados aderiram ao acordo, e 91,6% deles já foram contemplados.
Em nível nacional, o Governo do Brasil garantiu a devolução de R$ 1,53 bilhão a aposentados e pensionistas prejudicados. Um total de 2,46 milhões de beneficiários já receberam os valores devidos, o que representa 74% dos 3,33 milhões de brasileiros aptos ao ressarcimento.
O acordo foi proposto pelo Governo Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), assegurando o retorno dos valores cobrados de forma irregular. De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a medida representa uma reparação importante: “Os dados mostram a eficiência dessa iniciativa do Governo de devolver cada centavo de forma rápida e segura para garantir a dignidade e os direitos dos nossos aposentados e pensionistas”.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, reforçou o compromisso da instituição com a transparência do processo. “O ressarcimento está chegando a aposentados e pensionistas em todas as regiões do país. Nosso compromisso é garantir que cada beneficiário receba de volta o que é seu, com respeito, segurança e transparência”, destacou.