O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (18) no município de Missão Velha, no Cariri cearense, onde anunciou a liberação de R$ 1,4 bilhão para as obras da ferrovia Transnordestina no Ceará. A agenda contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outros integrantes do governo federal.
O trecho da visita entre Milagres e Missão Velha foi feito por meio de trem, em um percurso simbólico pela linha férrea. De acordo com o governo federal, a Transnordestina terá 1.206 km de extensão e deve passar por 53 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. As obras estão divididas em duas fases, com previsão de conclusão até 2029.
No Ceará, seis trechos estão em andamento: Pecém-Caucaia, Baturité-Itapiúna, Itapiúna-Quixadá, Quixadá-Quixeramobim, Quixeramobim-Piquet Carneiro e Piquet Carneiro-Aracoiaba. Dois outros trechos aguardam ordem de serviço. O Estado terá ainda três terminais de carga, em Quixeramobim, Iguatu e Missão Velha. Segundo o governo, a ferrovia deve gerar até 8 mil empregos diretos na fase mais intensa das obras.

Durante o evento, também foi assinada uma Medida Provisória que altera as regras para as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), exigindo o uso exclusivo de energia renovável por empresas instaladas nesses polos. A medida, segundo o governo, viabiliza a instalação de novos empreendimentos, como data centers, no Ceará.
A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, da senadora Augusta Brito (PT-CE) e de ministros como Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Rui Costa (Casa Civil).