O IBGE abrirá processo seletivo simplificado para contratar até 9.580 servidores temporários, autorizados pela Portaria Conjunta nº 58/2025 dos ministérios da Gestão e do Planejamento, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (12). As vagas reforçarão as pesquisas do instituto em todo o país.
Do total, 8.480 serão para agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de informações, e 1.100 para supervisor de coleta e qualidade, que acompanha e orienta o trabalho de campo. Os contratos terão duração inicial de um ano e poderão ser prorrogados por até três, conforme a necessidade. A seleção será um Processo Seletivo Simplificado, nos termos da Lei 8.745/1993. A remuneração será definida pelo IBGE e divulgada no edital.
A portaria determina que o edital seja publicado em até seis meses, mas o IBGE diz trabalhar para antecipar prazos e já conduz a contratação da banca organizadora. O presidente do instituto, Marcio Pochmann, afirmou que se trata do “maior concurso da história do IBGE para trabalhadores temporários”. Em declaração, ele citou 9.850 postos; a autorização oficial, porém, prevê 9.580 vagas.
“O IBGE recebeu com muita alegria esta autorização porque esses profissionais são a linha de frente, batendo de porta em porta e coletando informações que retratam a realidade do Brasil”, disse o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros. Segundo o IBGE, os contratados atuarão nas superintendências estaduais e nas mais de 500 agências do instituto.
O anúncio ocorre após o IBGE realizar, via CNPU, o maior concurso público de sua história para efetivos.