Um dos momentos mais marcantes de fé e cultura, durante a Festa de S. Francisco de Canindé, foi a Procissão das Sanfonas, realizado no dia 27/09.
Em sua nona edição, o evento idealizado pelo jornalista, radialista e ambientalista Chico Carlôto, aconteceu mais uma vez em grande estilo. Ele conta que a Procissão das Sanfonas nasceu em 2015, inspirada em outras manifestações de fé presentes nos festejos franciscanos. Desde então, o cortejo se tornou tradição, reunindo músicos locais e visitantes que transformam o momento em um espetáculo de devoção e identidade nordestina.
A concentração dos músicos aconteceu no Teatro Frei Venâncio, ao lado da Quadra Paroquial. O evento contou com a presença de músicos de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Pacajús, Chorozinho, Itatira e de várias localidades de Canindé. Dentre os vários tipos de instrumentos apresentados estimou-se uma presença de 54 músicos.
A partir do meio-dia aconteceu a concentração, com o tradicional “Esquenta Sanfona”. Logo em seguida foi servido almoço a todos os músicos, distribuição de camisas e chapéus padronizados com a logomarca do evento.
O cortejo musical teve início às 15h, reunindo sanfoneiros e devotos que seguiram em procissão até a Quadra da Gruta, ao lado da Basílica de São Francisco. Antes, durante a concentração ao lado da Igreja de N. S. das Dores foi dada a primeira bênção das sanfonas, proferida por Frei Mateus, que liderou toda a procissão cantando hinos alusivos a S. Francisco. No local da chegada os músicos foram recepcionados pelo pároco Frei Gilmar. Às 16h foi celebrada missa culminando com a tradicional Bênção das Sanfonas.
O evento teve o apoio da prefeitura municipal de Canindé, através do prefeito Jardel Sousa, vice Ilomar Vasconcelos, deputado estadual Almir Bié, Grupo Feirão do Lar, Grupo Bicipeças/Amacon e Posto Sim. “Agradecemos a todo os profissionais de mídia e também o apoio que recebemos de Plínio Gomes. Não se aposenta sanfona. Pelo contrário, estamos procurando manter uma cultura longa e alegre”, Conclui Chico Carlôto.