O Ceará alcançou o maior percentual de alfabetização infantil do país em 2024. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), 85,3% das crianças do estado estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental da rede pública, superando a meta nacional de 60% e também a meta de 80% projetada para 2030.
O resultado cearense é destaque entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e reforça o papel do estado como referência nacional na educação básica. O desempenho foi obtido a partir de avaliações estaduais aplicadas entre outubro e novembro de 2023, com apoio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Com o índice, o Ceará lidera o ranking de alfabetização e aparece à frente de estados como Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).
Em todo o Brasil, o percentual médio de crianças alfabetizadas foi de 59,2%, abaixo da meta estabelecida pelo MEC. Segundo o ministro Camilo Santana, a queda no índice do Rio Grande do Sul — que passou de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024, devido às enchentes — foi decisiva para que o país não alcançasse a meta de 60%.
O MEC afirma que tem intensificado ações nas regiões com desempenho abaixo da média, especialmente nos estados onde menos da metade das crianças estão alfabetizadas. Já o Ceará segue como modelo de políticas públicas voltadas à educação, com investimento em formação de professores, acompanhamento pedagógico e valorização da alfabetização na idade certa.