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    Educação

    Brasil fica abaixo da meta de alfabetização infantil em 2024; RS puxa média nacional para baixo

    Redação CNEPor Redação CNE11/07/2025Nenhum comentário3 minutos de leitura
    © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
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    O Brasil registrou 59,2% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental da rede pública em 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice ficou ligeiramente abaixo da meta nacional de 60% estipulada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

    De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o estado do Rio Grande do Sul teve forte impacto na média nacional devido à queda expressiva no percentual de crianças alfabetizadas após as chuvas e enchentes que atingiram o estado em abril e maio. O índice local recuou de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024.

    — Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o percentual do ano anterior, teríamos atingido a meta nacional com 60,2% — afirmou o ministro. Segundo ele, a situação de calamidade pública afetou a frequência escolar e está sendo enfrentada por uma força-tarefa entre governos federal, estadual e prefeituras.

    Avaliação em todo o país

    O levantamento foi feito a partir de avaliações aplicadas pelos estados entre outubro e novembro de 2023, com participação de 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas públicas em 5.450 municípios. Roraima foi a única unidade federativa que não participou.

    Do total de 5.312 municípios com dados comparáveis entre 2023 e 2024, 3.096 conseguiram elevar o índice de alfabetização. Já 2.018 atingiram a meta individual para o ano. Entre os 26 estados, 11 alcançaram suas metas específicas.

    O Ceará liderou o ranking com 85,3% das crianças alfabetizadas, superando a meta de 80% estabelecida para 2030. Também se destacaram Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).

    Por outro lado, oito estados apresentaram menos da metade dos estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental: Amazonas (49,2%), Alagoas (48,6%), Pará (48,2%), Amapá (46,6%), Rio Grande do Sul (44,7%), Rio Grande do Norte (39,3%), Sergipe (38,4%) e Bahia (36%).

    Foco nas regiões com pior desempenho

    O ministro Camilo Santana disse que o MEC está priorizando ações nos estados e municípios com menor índice de alfabetização. Segundo ele, há uma mobilização nacional para avançar no tema, com monitoramento direto e ações presenciais em municípios prioritários, como os do Amazonas e da Bahia.

    — Estamos com uma projeção mais forte para aprofundar nos antigos problemas e avançar — disse Santana.

    A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou que técnicos do ministério têm feito visitas a escolas e acompanhado semanalmente, de forma virtual, o trabalho dos gestores locais nas regiões com desempenho abaixo da média.

    Projeção para os próximos anos

    O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado entre MEC, estados e o Distrito Federal, tem como meta nacional alfabetizar mais de 80% das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental até 2030. Para isso, foram estabelecidas metas progressivas: 64% em 2025, 67% em 2026, 71% em 2027, 74% em 2028 e 77% em 2029.

    Segundo Kátia Schweickardt, o objetivo agora é crescer cinco pontos percentuais em 2025 para alcançar a meta de 64%. Para isso, o governo federal promete manter o apoio técnico e financeiro a estados e municípios.

    — A educação precisa ser uma política de Estado, não apenas de governo — afirmou o ministro Camilo Santana.

    Redação CNE
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